13 de outubro de 2023

Investimento

Belo Horizonte: uma cidade em desenvolvimento e com potencial de investimento

Capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte tem um dos maiores potenciais de investimento no Brasil. O Índice de Cidades Empreendedoras de 2022 coloca BH entre as cinco melhores cidades para empreender no país, enquanto o Índice de Concorrência dos Municípios, do Ministério da Economia, destaca Belô em primeiro lugar entre as cinco capitais do Sudeste. Para a Arthros, construtora tipicamente mineira, essas notícias são motivo de orgulho, mas não são nenhuma novidade. Só quem é de Beagá, sabe.

 

Não há uma área da sociedade em que Belo Horizonte não tenha excelência, algo que todo cidadão, nativo ou adotado pelo município, pode afirmar com propriedade.

 

Um dos maiores políticos do país, Juscelino Kubitschek, mineiro de Diamantina, ganhou notoriedade como prefeito de Belo Horizonte. Na literatura, nomes como Fernando Sabino e Roberto Drummond se destacam entre grandes escritores contemporâneos do Brasil.

 

Na música? Milton Nascimento (carioca de nascimento, belo-horizontino de coração), Lô Borges, Skank, 14 Bis… a lista é tão extensa que talvez seja mais prudente resumir. E nos esportes, claro, o maior destaque é o futebol, liderado pelo trio de ferro Cruzeiro, Atlético e América. Mas Belô também tem história de sucessos em outras modalidades, como o vôlei.

 

Muito mais que traços históricos e culturais, Beagá é atrativa para novos moradores e potenciais investidores pela qualidade de vida. A capital mineira é a quinta melhor cidade para se morar no Brasil, dado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O recente Prêmio Band Cidades Excelentes a coloca entre as três melhores.

 

O resultado natural para índices tão positivos é que Belo Horizonte se torna porto seguro para quem busca novas oportunidades. Um relatório do Governo Federal, publicado no último mês de março, coloca Belô entre as três cidades com maior número de empresas criadas no primeiro trimestre.

 

Famosa por ser a cidade com mais bares e botecos no Brasil, BH também se destaca por suas praças e parques públicos. A Praça da Liberdade, a Praça Sete de Setembro e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, complexo assinado por Oscar Niemeyer, são espaços que dão a Belo Horizonte um toque único de arquitetura.

 

E falando em arquitetura, é claro que esse fluxo que a cidade atrai gera demanda para moradia, tornando-a também um ótimo mercado para a construção civil.

 

BH é diversa no setor, aberta a empreendimentos novos e modernos, como qualquer grande cidade, mas também com forte apelo para manutenção de seu estilo arquitetônico clássico. A Arthros tem know how neste segmento, através de retrofit, como o Ventana Carijós, novos edifícios que preservam a história do bairro, como o Casa Ferolla, ou mesmo a restauração de prédios comerciais antigos, como a Galeria do Mercado.

 

É Belo Horizonte desfrutando de todo o seu potencial sem abrir mão do seu jeito mineiro. Uma cidade capaz de acomodar o desenvolvimento, a badalação e o sossego. Só quem é de Beagá, sabe. Mas as portas estão abertas para que moradores e investidores de todo o Brasil descubram.