19 de setembro de 2023

Wellness

Neuroarquitetura e como nossa mente responde ao ambiente em nossa volta

Em uma definição rápida, a neurociência é o estudo do nosso sistema nervoso, nosso cérebro e suas reações. Arquitetura, como todos sabem, é a disciplina voltada para o desenvolvimento do ambiente e a construção de estruturas em nosso meio, com as mais diversas finalidades. A união dessas duas áreas da ciência deu origem a uma nova corrente, a neuroarquitetura. E ela tem tudo a ver com o que a Arthros procura entregar.

 

Uma pesquisa rápida em provedores de busca na Internet mostram como o tema “neuroarquitetura” está em alta. Essa nova área de estudo, que ganha cada vez mais espaço nas aplicações práticas, busca criar espaços mais inteligentes, inovadores e, sobretudo, mais humanizados.

 

Humanizar um ambiente significa fugir de fórmulas prontas, ir além do básico e oferecer à pessoa um lugar mais agradável, mais prático e propício para que ela tenha, ao seu alcance, as condições e um entorno necessários para uma vida com mais qualidade.

 

De um ponto de vista mais amplo, é possível dizer que se a arquitetura tradicional serve a um mercado de construção civil que simplesmente constrói empreendimentos e os oferece ao público, a neuroarquitetura trabalha em conjunto com as construtoras para, primeiro, pensar em um público-alvo, entender suas demandas e, assim, projetar espaços que se conectem com suas necessidades.

 

É, por exemplo, o que a Arthros vem fazendo com seus empreendimentos, como o residencial retrofit Ventana Carijós e o empreendimento comercial Galeria do Mercado. Tudo para oferecer a Belo Horizonte novas alternativas e mais qualidade de vida.

 

O mundo muda e as pessoas mudam com ele. A arquitetura precisa acompanhar essas transformações, pois é uma disciplina voltada ao bem comum. Daí a importância da neuroarquitetura, por uma sociedade cada vez mais saudável e conectada.