28 de abril de 2022

Wellness

Wellness architecture: o futuro da arquitetura?

À medida que a saúde e bem-estar se tornam um dos assuntos mais falados no mundo, o conceito de wellness está se espalhando para novas áreas – indo além dos centros de estética e chegando no mercado imobiliário. 

Enquanto nas últimas décadas os arquitetos concentraram amplamente o foco nas próprias estruturas e em quão bom um edifício deve ser para o ecossistema ao redor, uma nova vertente está surgindo, onde a atenção está cada vez mais voltada para a saúde e o bem-estar de seus ocupantes.

O International Well Building Standard determinou sete princípios-chave para uma construção voltada para o bem-estar, onde todos eles têm ligações diretas com a saúde humana a longo prazo, sem mencionar a produtividade diária. Esses princípios são: ar, água, nutrição, luz, condicionamento físico, conforto e mente.   

A arquitetura do bem-estar faz com que os projetos deixem de apresentar soluções apenas em nível estético, e chega com uma resposta mais completa, onde é possível criar ambientes que promovam uma vida mais feliz, saudável e produtiva.⠀

A Wellness Architecture, reflete um interesse crescente no impacto que nosso entorno tem sobre nós, e essa nova linha de pensamento está influenciando diretamente projetos residenciais e comerciais, bem como produtos de construção, desenvolvimento imobiliário e vendas de imóveis.